quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Olá Pessoal!

    Um recurso bem legal que existia nas versões antigas do XenCenter, não existe mais nas versões atuais. Mas é possível habilitar o Auto Start VM por meio de simples comandos no host. 

    Visando automatizar as ações (sim! para garantirmos o nosso menor esforço!) segue a solução via terminal para iniciar automaticamente as VM's 

Let's Go!

1. Localize o identificador do POOL com o comando "xe pool-list"


2. Configure a inicialização automática do POOL com o comando "xe pool-param-set uuid=POOL_UUID other-config:auto_poweron=true"


3. Localize o identificador da VM a ser inicializada automaticamente com o comando "xe vm-list"


4. Configure a inicialização automática da VM com o comando "xe vm-param-set uuid=VM_UUID other-config:auto_poweron=true"

    Repita os passos 1 e 2 tanto sejam os POOLs e os passos 3 e 4 tanto sejam as VMs.

    Após concluir os passos podemos desligar o Host e fazermos um teste para vermos se as VM's vão iniciar automaticamente.

    Podemos executar via console do host via XenCenter ou ainda acessando o XenServer via SSH. Não deixem de postar suas dúvidas, criticas ou sugestões.

Um Grande Abraço!

:wq

2 comentários:

  1. Tenho um Xenserver com 9 Vms exite um delay na inicialização? tenho medo que todas iniciem de uma vez e servidor não levante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Ricardo
      Sinceramente não sei dizer o que aconteceria pois na época deste post eu tinha 4 VM's. Acredito que todas subam, porém deve demorar um pouco para iniciar pois vão compartilhar o hardware todas ao mesmo tempo.
      Obrigado por comentar.

      Abraço!

      Excluir

Follow me on Twitter!