quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Olá Pessoal!

    Para quem usa Linux as vezes precisa acessar o servidor no trabalho que é Windows, acessar a máquina de um cliente que deu problema em alguma coisa.. ou ainda acessar a máquina da mãe pois ela não esta conseguindo fazer alguma coisa no Word! 
    Isso é extremamente comum para nós que trabalhamos com informática, e para encurtar o caminho e ao invés de procurar uma máquina com Windows  para acessar via "Conexão de Área de Trabalho Remota"  podemos usar clientes de TS (Terminal Server) para Linux. Vou apresentar dois que uso com bastante frequência e ambos funcionam muito bem.

#REMMINA

    O Remmina é um cliente de desktop para linux que suporta alguns dos mais populares protocolos de acesso remoto. São eles RDP, VNC, NX, XDMCP e SSH. Seu uso é extremamente simples e funcional. 

    Usei como S.O a distribuição Linux Mint 13 XFCE para os testes do post. Vamos instalar e configurar um acesso a um máquina com Windows 7 via RDP. O IP da máquina a ser conectada é 10.1.1.198:

Let's Go!

Podemos instalar via modo gráfico, mas particularmente eu prefiro e acho muito mais fácil instalar via terminal então vamos lá :)

#sudo apt-get install remmina



Pronto esta instalado o remmina! Agora podemos localiza-lo em:
Menu - Internet - Remmina Remote Desktop Client


Tela Principal do Remmina

Agora vamos configurar a nossa conexão. Clicamos em Connection e depois New:




Nomeamos a nossa conexão
Setamos o IP do Servidor 
Nome do Usuário (é possível colocar a senha também assim o logon fica automático, mas por uma questão de segurança eu prefiro digitar a senha)
Podemos setar o dominio se a máquina pertencer ao mesmo
Podemos definir o tamanho da tela
Qualidade do vídeo (Color Depth)

Clicamos na aba Advanced:



Definimos a qualidade da conexão
Podemos "trazer" o som da máquina remota para a nossa
E temos de setar o protocolo RDP em Security

    Feito isso clicamos em Save. Vamos voltar a tela principal do programa mas com a conexão criada:

Dois cliques na conexão e:


Colocamos a senha do usuário


Estamos na máquina remota!

    O remmina é extremamente simples e funcional, mas faço uma ressalva. Ele tem um bug que até o momento desta postagem não havia sido corrigido.. O "Caps Lock" e o "Num Lock" funcionam de maneira contrária! Ou seja quando a luz do "Num Lock" do teclado estiver acesa ele não funciona e quando desligado ele funciona! Essa é a única ressalva que posso fazer mas é um cliente simples e podemos ter várias conexões de diferentes protocolos neste cliente.


#RDESKTOP


    O rdesktop é um cliente Linux específico para protocolo RDP. Seu uso (a meu ver) é mais simples que o do remmina sendo mais "editável" que o primeiro. Normalmente ele já vem pré-instalado, mas caso não venha vamos instalar o rdesktop via terminal:

#sudo apt-get install rdesktop


    Instalado o rdesktop já podemos utiliza-lo. Ele é utilizado via terminal. Nas versões mais antigas do Ubuntu como a 10.04 por exemplo, havia uma janela gráfica para configurar a conexão. Podemos instalar o grdesktop (GNOME rdesktop client) Mas como o foco não é o gráfico nesse programa, com um simples comando já é possível termos conexão:

#rdesktop 10.1.1.198


    Note que já estamos prontos para acessar a nossa máquina remota, só nos resta setarmos o usuário e senha corretos e estamos dentro! Mas o melhor do rdesktop é que podemos usar vários argumentos para acessarmos nosso servidor. Vou apresentar o comando que uso com bastante frequência e o que mais se encaixa na minha realidade:

#rdesktop -a 32 -f -u Administrador -N 10.1.1.198



Podemos mencionar o comando acima da seguinte forma:

rdesktop = programa de conexão

-a 32 = O argumento -a seta o color depth (8, 16, 24 bpp). Se voce estiver conectando em Windows 7, Windows Server 2008 ou superior podemos usar 32 bpp mas se for Windows Xp ou inferior deve-se usar 24 bpp pois o Xp não suporta mais que 24 bpp. 

-f = Aqui definimos que a conexão vai ser "Full Screen"

-u = Setamos o usuário

-N = Ativamos o Num Lock

10.1.1.198 = Ip do nosso servidor


Conexão com o comando:
#rdesktop -a 32 -f -u Administrador -N 10.1.1.198

  Com o rdesktop podemos usar pendrive na máquina remota, som, impressora enfim fazer várias combinações de conexão. Voce pode ver aqui todos os argumentos que se é possível fazer com o rdesktop.

 Não percebi absolutamente nenhum bug no rdesktop funciona de maneira muito estável e segura.

  Espero ter ajudado de alguma forma, não esqueçam de postar suas dúvidas, sugestões ou criticas para nós.

Um grande abraço a todos!

:wq

13 comentários:

  1. Bom dia meu caro, excelente poste.
    Estou usando o Remmina, a configuração esta certa, feita e refeita varias vezes.
    No primeiro acesso troquei senha e tudo, mas na hora de logar aparece o seguinte erro:
    "the requested session access is denied server 2008 r2 ", ja se deparou com algum desse tipo?
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu caro, excelente poste.
      Estou usando o Remmina, a configuração esta certa, feita e refeita varias vezes.
      No primeiro acesso troquei senha e tudo, mas na hora de logar aparece o seguinte erro:
      "the requested session access is denied server 2008 r2 ", ja se deparou com algum desse tipo?
      Abraços!! Marcos Paulo

      Excluir
  2. Excelente matéria. Estou com um pequeno problema mas que me impede de usar o remmina. Tenho um server RDS (TS) 2012R2, se eu acessar com meu usuário administrativo, tudo perfeito, funciona 100%.
    O problema tá quando um usuário novo do domínio tem que acessar. Por padrão o primeiro acesso o windows solicita a troca de senha ao usuário. O Remmina simplesmente informa que não é possível acessar, não dando opção da troca de senha. Percebi se o usuário tenha feito esse primeiro acesso e trocado a senha de uma máquina windows, o segundo acesso já pode ser pelo remmina. Sabe como faço pra que ele consiga utilizar o remmina no primeiro acesso e solicitar a troca de senha?

    ResponderExcluir
  3. Você cria um usuario no Rmmina com o nome de TS\ e não poe senha ai sempre que for logar no Windows vc digita o user e depois o pass

    ResponderExcluir
  4. melhor explicação que eu encontrei sobre esse tema, parabéns

    ResponderExcluir
  5. Olá, primeiro lugar parabéns pela explicação, o remmina ainda tem aquele bug da "qualidade" de conexão, mesmo aplicando no ambiente local na aba avançado em cada conexão, e também no ambiente global em 'Editar -> Preferencia'. Conseguiu contornar isso de alguma forma?

    ResponderExcluir
  6. O meu usuario do servidor tem senha também, como faço pra setar o usuario e a senha ja pra ele acessar direto na area de trabalho?

    ResponderExcluir
  7. Agradeço as dicas, boa matéria!!!
    Jeferson, você saberia dizer se é possível especificar uma porta diferente do padrão do "Windows Terminal Server" (3389)?
    Na verdade acesso um roteador na empresa que faz o re-direcionamento da solicitação externa para a máquina "destino" na rede através de outra porta pré-definida, ou seja uso IP destino como sendo algo do tipo "192.168.168.999:9999".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio.
      Sim é possível alterar a porta padrão da máquina em que esta sendo acessada. Tanto no windows como no Linux é possível alterar. Porém, acredito que dessa forma em que esta acessando seja correta. Não vejo grandes problemas em redirecionar o acesso, eu inclusive utilizo dessa forma quando tenho que acessar externo. Boa sorte! Abraço e obrigado pelo comentário!

      Excluir

Follow me on Twitter!